segunda-feira, 16 de julho de 2012

Transportes



“Em 35 anos de idas e vindas do escritório, um paulistano vai perder mais de 1 ano e 5 meses de sua vida no trânsito.”

1) Um dos maiores problemas das grandes cidades atualmente é o trânsito. Observe a charge ao lado. Qual é a solução para o trânsito proposta pelo desenhista? Você concorda com ela? Por quê?

2) Quais são as consequências do aumento do trânsito para a saúde das pessoas e para a saúde da própria cidade?

3) Uma das outras alternativas para o trânsito nas grandes cidades é a construção de metrôs. Quais são as vantagens do metrô em relação aos automóveis?


Todo mundo gostaria de ter uma estação de metrô perto de casa, certo? Com ela a gente poderia chegar em vários lugares da cidade com agilidade e sem poluir o meio ambiente. Não é isso? Observe o texto abaixo, retirado do jornal O Globo (12/05/2011).

Moradores do bairro nobre de Higienópolis, em São Paulo, conseguiram fazer com que o governo paulista desistisse de construir uma estação de metrô na avenida Angélica, uma das principais vias locais. O movimento contrário à construção do metrô, que contou até com abaixo-assinado, já se arrasta há anos. No ano passado, em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", uma psicóloga, moradora do bairro, chegou a dizer que era contra o metrô para evitar que "gente diferenciada" frequentasse Higienópolis.

4) De quem a psicóloga está se referindo com a expressão “gente diferenciada”? Por que ela não quer que essas pessoas frequentem seu bairro?
  
5) Além do transporte ferroviário (trens e metrô) e do rodoviário (automóveis, motocicletas, ônibus e caminhões), ainda há um terceiro tipo de transporte no Brasil, inclusive muito conhecido dos moradores de Niterói, que é o hidroviário (barcos, barcas, navios, etc). Quais são suas vantagens?
  
Observe a quantidade de cada tipo de via em alguns países.

País
Tipo
EUA
Japão
Rússia
França
Brasil
México
%
Rodovias
25
20
5
28
78
80
Ferrovias
50
38
82
55
13
10,5
Hidrovias
25
42
13
17
9
9,5
Fonte: World IQ Encyclopedia, 2004 apud Vesentini (2005).

6) Com a ajuda da Internet, procure descobrir o que foi o rodoviarismo no Brasil. Procure relacioná-lo com a entrada das indústrias automobilísticas no nosso país.
  
7) Pense em uma solução individual, que você poderia adotar, e uma governamental, na forma de políticas públicas, que poderia contribuir para a solução do problema do trânsito nas grandes cidades.


2 comentários: